quarta-feira, 24 de junho de 2020

O pq de tanto pq....


Questionamento.
Essa palavrinha especial é o que move muitos de nós e muitas vezes é essa capacidade de questionar o mundo e seu funcionamento que nos leva a buscar algo além do que aquilo que o mundo cotidiano e "comum" nos oferece. Pelo menos foi assim comigo. Sempre me perguntei o pq das coisas em minha volta e as respostas prontas, "comuns", oferecidas pela sabedoria popular ou pelas religiões não eram capazes de aplacar meus questionamento.
Creio que o mesmo sentimento, nascido muitas vezes da impotência frente à fatalidades das mais variadas na vida que levam as pessoas às religiões, isso quando a mesma não é imposta desde a infância, claro. Para a maioria das pessoas as respostas prontas e sem espaço para questionamento aplaca o bastante suas almas para que se convençam de que essas respostas profundamente vagas respondam de fato alguma coisa. Para esses, afirmações como "é assim mesmo", "é assim pq sempre foi e sempre será", "é assim pq deus quer", "é assim porque é a natureza das coisas", são o bastante, já para outras o cicle de "por quês" apenas começa nesse ponto: "É assim pq deus quer", mas "pq deus quer assim?" e assim por diante, indefinidamente.

domingo, 21 de junho de 2020

A PSICOLOGIA É UMA ARMA MÁGICA!


Nos últimos meses essa sem dúvida foi a maior constatação que fiz em minha senda mágica, a psicologia deveria ser um conhecimento básico completamente atrelado à magia, talvez até o antecedendo como base preparatória.

Creio que não haja ninguém no meio mágico que discorde do fato de que a magia é mente, tal como dito na primeira lei hermética, "o todo é mente, o universo é mental" e mesmo entre os que discordam da existência ou funcionalidade da magia concorda que ela "parece acontecer" só na mente de quem crê nisso. Ok, mas será que damos a devida atenção a esse conceito ou só o repetimos e acreditamos conhece-lo de forma superficial?